Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar?

Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar? Saiba mais sobre este tema ao acessar o nosso artigo!

Olá, neste conteúdo você irá entender mais sobre Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar?

Há muitos anos, atendemos empreendedores que possuem negócios digitais, dentre eles, a produção de conteúdos para a internet, e busca por contabilidade para influencers digitais e a abertura de empresa para este público tem crescido consideravelmente nos últimos anos. 

Devido a complexidade das normas comerciais e tributárias do Brasil, a grande maioria dos influencers digitais que entram em contato conosco, relatam que já estão recebendo a monetização do google adsensehá alguns meses ou anos, produzindo conteúdos como pessoa física, e sem pagar o imposto de renda por desconhecimento da regra do carnê-leão para influencers digitais. 

Assim, em um momento inicial, damos toda uma explicação sobre as obrigações tributárias existentes para os influencers digitais e apresentamos algumas alternativas para a regularização dos débitos que deixaram de ser pagos no prazo. 

Essa orientação sobre a regularização da situação fiscal passada possui o objetivo de eliminar todos os riscos tributários que o influencer digital pode estar sujeito, em função de não ter pago o imposto corretamente. 

Ao mesmo tempo, a depender do patamar de rendimentos do influencer digital, apresentamos a alternativa de abertura de empresa, que traz gigantescas vantagens em comparação à produção de conteúdo como pessoa física, principalmente no que diz respeito a carga tributária. 

Assim, em resumo: 

1) Regularizamos o carnê-leão do Influencer Digital que está em débito com a Receita Federal 

2) Elaboramos a declaração de imposto de renda do Influencer Digital

3) Legalizamos e abrimos a sua empresa do Influencer Digital para que ele pague menos imposto 

4) Fechamos um contrato de assessoria contábil e fiscal para cumprir com as obrigações da empresa 

 

O QUE FAZ UM INFLUENCER DIGITAL?

Nosso objetivo não é trazer o conceito mais completo deste profissional e detalhar as atividades que realiza no dia a dia, mas sim, trazer apenas uma visão geral sobre a profissão.

De acordo com o site DINAMIZE,

Um influencer digital é alguém capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Boca Rosa, Camila Coutinho, Manu Gavassi e Whinderson Nunes, certo? Eles são ótimos exemplos de influenciadores.

 

 

Abertura de empresa para influencers digitais: Como obter o CNPJ? 

O serviço de legalização de empresa para influencers digitais pode ser realizado totalmente online pela Francel Menezes Contabilidade, assessoria contábil e tributária especializada em youtubers, blogueiros, influencers, gamers, streamers e outros negócios digitais. Tudo de forma digital, desde o atendimento inicial através do whatsapp de número (21) 97254-3286 (ou clicando aqui), até a conclusão do processo de legalização, com a liberação do CNPJ da empresa. 

Abaixo, vamos relacionar as principais dúvidas que os influencers digitais apresentam quando entram em contato conosco com respostas rápidas e curtas. 

O objetivo deste artigo é prestar esclarecimentos claros e objetivos. 

 

1) CNPJ para influencers digitais: Quais são os dados e documentos necessários para a abertura da empresa do influencer digital? 

Os documentos necessários para a abertura da empresa do  influencer digital são RG e CPF dos sócios, e espelho do IPTU (parte da frente do IPTU) do imóvel que servirá de endereço para a empresa. 

Além disso, serão necessários os seguintes dados: 

a) Razão social da empresa / nome empresarial (Exemplo: KEKO PRODUÇÕES DE VÍDEOS INFANTIS LTDA)

b) Nome fantasia da empresa (nome que será de conhecimento do público; pode ser a própria razão social sem a partícula LTDA)

c) Descrição detalhada de cada atividade que será realizada na empresa (há influencers digitais que exercem outras atividades além da atividade de produção de conteúdo). É preciso descrever para que seja identificado um CNAE (Código de Atividade Econômica que consta no CNPJ) para cada atividade exercida.

d) Percentual de participação societária de cada sócio (percentual que define o poder de controle da empresa por cada sócio ; Exemplo: 60% Joana e 40% Miguel)

e) Celular de contato de cada sócio com DDD.

f) E-mail de cada sócio.

g) Telefone de contato da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).

h) E-mail da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).

i) Representante legal da empresa (representante legal perante os entes tributários).

j) Capital social da empresa (capital disponibilizado inicialmente para abertura da empresa).

l) Endereço COMPLETO de cada sócio, com CEP.

m) Administrador da empresa (podem ser os dois sócios ou apenas um).

n) Endereço COMPLETO da empresa (para legalização da empresa em imóvel de natureza residencial, como ponto de referência, é necessário informar no ato de cadastro na prefeitura, que os sócios residem neste endereço que será usado para legalizar a empresa).

o) Estado civil dos sócios.

p) Regime de casamento dos sócios (cônjuges casados em comunhão total de bens não podem ser sócios entre si).

q) Se o endereço da empresa for em edifício, precisaremos do número do certificado dos bombeiros do edifício.

r) Número de salas do estabelecimento.

E aí, está conseguindo entender mais sobre Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar?

 

2) Abertura de empresa para influencers digitais: É possível abrir a empresa usando o endereço do nosso escritório? 

O influencer digital  poderá sim abrir a sua empresa, utilizando o endereço da sede do nosso escritório no Rio de Janeiro como o seu endereço fiscal e virtual.  

A utilização do endereço da sede do nosso escritório como endereço fiscal da sua empresa será permitida aos clientes que fecharem o contrato de assessoria contábil e tributária para que o nosso escritório cumpra e realize os serviços relacionados às rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas. 

Trata-se de um benefício concedido aos nossos clientes que pagam mensalidade de assessoria contábil. 

Cabe destacar que a utilização do endereço da nossa sede nesses casos ocorre meramente como ponto de referência e endereço fiscal da sua empresa, que constará em seu CNPJ, sem atendimento ao público, e sem o exercício efetivo da sua atividade no local. 

O endereço usado no CNPJ é uma informação pública e pode ser acessado por qualquer usuário que visualizar o CNPJ na internet. 

Considerando que a maioria dos influencers digitais realizam a produção de conteúdo da sua própria casa, e não possuem uma sala comercial onde funcione a sua sede, para ser utilizada como endereço empresarial, este benefício tem ajudado a muitos influencers digitais que não desejam divulgar o seu endereço residencial em seu CNPJ. 

 

3) Emissão de nota fiscal pelo influencer digital: Como funciona? 

Para as atividades consideradas como prestação de serviços, devem ser emitidas notas fiscais de serviços, e para as atividades consideradas como comércio, devem ser emitidas notas fiscais de venda. 

A depender das atividades exercidas pela empresa do influencer digital, poderá haver a necessidade de emissão de notas fiscais de serviços (serviços de propaganda e publicidade por exemplo) e da emissão das notas fiscais de venda (venda de produtos personalizados, por exemplo). 

Quando a nota fiscal eletrônica de serviços foi instituída há alguns anos atrás, a emissão era feita através do site de nota eletrônica de cada município. 

Porém, alguns municípios agora estão exigindo que a nota fiscal eletrônica seja emitida através de um sistema adquirido pela própria empresa. 

Nosso escritório irá avaliar o seu caso para identificar as suas necessidades e obrigações fiscais, para que a sua empresa cumpra com todas as exigências tributárias. 

 

4) A empresa do influencer digital pode ser tributada no regime do simples nacional? 

A empresa do Influencer Digital  pode sim, ser tributada pelo regime do simples nacional. 

 

5) Quais são as formas de tributação para a empresa do influencer digital? 

As formas de tributação para as empresas dos Influencers Digitais são: 

a) Simples Nacional

b) Lucro real

c) Lucro presumido

Normalmente, o regime de tributação mais benéfico e com percentuais mais vantajosos é o regime do Simples Nacional. 

 

6) É possível reduzir a tributação do influencer digital ao abrir uma empresa? 

É possível reduzir a tributação do Influencer Digital  ao abrir uma pessoa jurídica tendo em vista que a carga tributária das empresas no Brasil é menor do que a carga tributária das pessoas físicas. 

 

7) Qual é o percentual de tributação para a empresa do influencer digital? 

Em muitos casos, o Influencer Digital  passa do percentual de 27,5% de carga tributária para 6% aproximadamente, ao deixar de exercer a produção de conteúdo como pessoa física e passar a exercer como pessoa jurídica (empresa). 

No entanto, estes percentuais variam bastante em função do patamar de rendimentos que o influencer digital está ganhando, tendo em vista que a tributação da pessoa física e da pessoa jurídica é feita com base em tabelas com percentuais de tributação, que aumentam a medida que os ganhos aumentam. 

Por exemplo, um influencer digital  também pode passar do percentual de 22,5% ou 15% de imposto de renda pessoa física, para o percentual de 6% como pessoa jurídica, e até mesmo para um percentual diferente para pessoa jurídica. 

Estamos esclarecendo este ponto de forma muito didática e sem muitos detalhes para facilitar a compreensão. 

Além disso, os percentuais de tributação também variam em função da atividade exercida.  

No regime do simples nacional, por exemplo, existem 5 tabelas de tributação diferentes para empresas. Existem atividades, por exemplo, que se enquadram em tabelas com percentuais iniciais superiores a 6%. 

Nossa equipe irá avaliar o seu caso com detalhes para enquadrá-lo na melhor tributação e aumentar os seus lucros, reduzindo as despesas com tributos. 

 

8) É possível contribuir para o INSS ao abrir uma empresa para o influencer digital? 

O influencer digital  que abre uma empresa (CNPJ) estará obrigado a contribuir para à Previdência social, pagando a sua contribuição previdenciária, conhecida como INSS, para poder usufruir dos benefícios oferecidos pelo governo, como aposentadoria. 

A contribuição mínima é de 11% do valor do salário mínimo vigente. 

Viu como uma contabilidade especializada pode te ajudar a entender mais sobre Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar?

 

9) É preciso ter sócio para abrir uma empresa para o influencer digital? 

Não. Um influencer digital pode abrir uma empresa na modalidade de sociedade limitada unipessoal (LTDA) e obter o seu CNPJ para atuar como pessoa jurídica, arcando com uma menor carga tributária. 

 

10) Empresa para influencer digital: Qual é a natureza jurídica mais adequada (MEI, EI, EIRELI, LTDA)? 

A natureza jurídica mais adequada para a empresa do influencer digital é a LTDA (sociedade limitada) pela proteção que confere ao patrimônio dos sócios. 

Como a EIRELI (empresário individual de responsabilidade limitada) exige a integralização de 100 salários mínimos como capital social, esta modalidade apesar de ter sido muito usada até pouco tempo atrás, caiu em desuso pelos empreendedores a partir do momento em que a sociedade limitada unipessoal (LTDA) foi criada, permitindo a abertura de uma LTDA com um sócio só. 

Até então, LTDA só era possível para no mínimo, dois sócios. 

Foi uma evolução muito importante na legislação. 

 

11) Influencer digital pode ser MEI (microempreendedor individual)? 

Em nosso entendimento, um influencer digital que exerce a atividade de produção de conteúdos  não pode ser MEI (microempreendedor individual). 

Para ser MEI, a atividade exercida precisa constar em uma lista de atividades permitidas na norma, e esse não é o caso das atividades dos influencers digitais. 

 

12) Empresa para influencer digital: Qual é o porte mais adequado (ME ou EPP)? 

As empresas quando recém abertas são enquadradas normalmente como ME – Microempresa, e após ultrapassarem um determinado limite de faturamento, são reenquadradas como EPP – Empresas de pequeno porte na Junta Comercial do Estado. 

 

13) A empresa do influencer digital precisa de assessoria contábil depois de aberta? 

Toda empresa precisa de contador, que é o profissional habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e qualificado para realizar a escrituração contábil das empresas e elaborar as suas demonstrações contábeis exigidas por Lei. 

Além disso, ao fechar um contrato de assessoria contábil, também são contempladas todas as atividades relacionadas às rotinas fiscais e trabalhistas da empresa, também obrigatórias, como cálculo de tributos, envio de declarações ao fisco, fechamento de folha de pagamento de sócios ou empregados, geração de guias para pagamento, acompanhamento da situação fiscal da empresa, emissão de certidões e etc. 

 

14) Quanto custa o processo de legalização e abertura da empresa do influencer digital? 

O custo do processo de legalização é mínimo em comparação ao benefício que você terá ao deixar de ser tributado como pessoa física e passar a ser tributado como empresa (pessoa jurídica). 

Podemos parcelar em 12 vezes caso tenha interesse. 

Deseja abrir a sua empresa? 

Nos chame via whatsapp, clicando aqui. 

 

15) Quanto custa a contabilidade para a empresa do influencer digital? 

Temos planos de assessoria contábil e fiscal para influencer digital  a partir de R$ 250 reais. Entre em contato agora mesmo para que possamos fazer o seu orçamento, clicando aqui. 

Os valores variam caso a caso. 

 

CURIOSIDADES DO MUNDO CONTÁBIL

Você sabe o que é Análise Fundamentalista? Conforme o site conteudos.xpi,

“A análise fundamentalista é uma avaliação da situação financeira, mercadológica e econômica de uma empresa, de países, regiões ou até mesmo de commodities.

Essa metodologia inclui um amplo espectro de análises. Por isso, podemos dizer que a análise fundamentalista ajuda o investidor a entender o valor de uma empresa e seu potencial de rendimento – e não apenas o preço de suas ações no momento.

O economista americano Benjamin Graham é considerado o precursor da técnica.

Sua posição era a de que o preço da ação deve refletir a expectativa de desempenho da mesma. Isso é, ele procurava identificar indicadores de sucesso futuro para escolher empresas que possuem potencial de valorização.

Essa técnica é bastante utilizada por investidores que utilizam a estratégia de buy and hold. Ou seja, compram ações de empresas que estão subvalorizadas e esperam sua valorização em períodos de médio a longo prazo.”

 

 

E caso reste alguma dúvida sobre Abertura de empresa (CNPJ) Para Influencers Digitais: Como legalizar? ou queira regularizar o seu caso e abrir a sua empresa, fique a vontade para entrar em contato através do nosso whatsapp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui. 

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Ao clicar neste link, você também poderá conhecer um pouco  mais da nossa empresa através do nosso material de apresentação em PDF. 

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Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo. 

Nós escrevemos pensando em vocês. 

Contabilidade em Balneário Camboriú (SC): Como abrir a sua empresa (CNPJ)? 

Contabilidade em Botafogo (RJ): Como abrir a sua empresa (CNPJ)? 

Imposto de renda para youtubers: Como funciona? 

Imposto de renda para ganhos do google adsense: Como pagar? 

Imposto de renda para influencers digitais: Como calcular? 

Imposto de renda para gamers: Como regularizar? 

Imposto de renda para atores: Como funciona? 

Imposto de renda para ganhos da onlyfans: Como pagar? 

Imposto de renda para dentistas: Como declarar 

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Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:   

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde 

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsense, Infoprodutores, AfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancers, Profissionais de T.I, Programadoresarquitetos e Designers.  

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